segunda-feira, 16 de julho de 2007

PAN PAN PAN PAN

Esses jogos Pan-americanos no Brasil foram ótimos, com as pessoas todas felizes se esquecendo dos problemas e das desigualdades sociais, que esta muito longe de ser um país desenvolvido. Aliás, esse tal desenvolvimento econômico deve ser visto muito nesses jogos, um desenvolvimento que só beneficia uma parcela muito pequena da população, de tal que de forma caricata os poucos atletas que conseguiram galgar as suadas medalhas nesses jogos podem bem representa-los.

Nesses jogos os gastos chegam a estrondosos 3 bilhões de reais, parece-me que é uma quantia considerável para um projeto de orçamento inicial de 532 milhões de reais, a câmara dos vereadores do Rio inclusive foi instaurada uma CPI (comissão de pizza institucional) para investigar os gastos com o evento. Imagine que com tantos gastos o nosso digníssimo presidente ainda conseguiu ser vaiado 4 vezes na cerimônia de abertura dos jogos, sobre isso disse um incompetentíssimo narrador esportivo, “mas o nosso querido Lula fez de tudo pra que esses jogos ocorressem da melhor forma possível, essas vaias são tão injustas”. Ate parece que o governo tem que ser avaliado simplesmente pelo pan-americano, e todas as denúncias de corrupção devem ser esquecidos, a falta de postura do partido dos trabalhadores para defender esses mesmos trabalhadores. Tudo deve ser esquecido porque o Pan do Rio é um sucesso!

“Lula fica desconcertado na abertura do Pan” é o que dizia manchete do site globo notícia, e deve ter ficado mesmo em não poder usar esses 3 bilhões gastos para se promover, isso sim é que é desperdício. Imagine só você que ele fez tanto por nós possibilitando que um evento esportivo desse nível possa ser realizado aqui, isso irá “mudar” minha vida “profundamente”, e mudará também a de milhões que passam fome em nosso país. Afinal o esporte é que vai mudar a vida de todos.

"Sempre tive pena de mim mesmo porque não tinha sapatos,até que encontrei um homem que não tinha pés." Não sei ao certo de quem é essa frase, mas ela expressa perfeitamente a forma como me sinto quando estou com algum problema, e ai sempre procuro perceber que isso não é nada perto do que passam milhões de pessoas excluídas, que sobre a égide do esporte que inclui estão a mercê da falta de perspectiva, alienadas e absolutamente desprotegidas das falácias da mídia.

Já dizia o Millor Fernandes, "O Futebol é o ópio do Povo e o narcotráfico da Mídia", mas ainda tem aqueles que acham que é coincidência eleição em ano de copa do mundo, vamos falar bem sério! Esses palhaços – os do planalto, porque os eleitores esses num vêem mais graça em nada – estão ganhando o jogo da opressão às massas, com essa política de “Pão e Circo” do esporte. Todos nós temos um papel determinante para dar ao esporte um caráter real de inclusão social, e não apenas essa falácia que é assentido pelo governo, de que apenas investindo em esporte estará ajudando a população carente.

Agora a bola da vez é o Pan no Rio. Ah me diga se eu sou o único que acha estranho que durante esse evento ordinariamente oportunista cessam todas as denuncias de corrupção contra o governo? Acho que sou muito estranho mesmo! E ainda acho que professor de Educação Física tem que estudar. Afinal pra que passar quatro anos freqüentando uma faculdade se agente sai e a receita do bolo esta toda lá só temos que medir bem os ingredientes, pra dar tudo certo. E agora professor de educação física ganha estatus de salvador da nação, mas que coisa estranha essa! Se tudo vai se resolver pelo esporte, acho que ganhar uma medalha é mais importante que saber contar.

Mas é assim que deve ser. Disseram outro dia na televisão que o Brasil perdeu sua maior fonte de alegria quando a seleção perdeu a copa. É isso é verdade, afinal vivemos em um país marcado pela desigualdade, que tem a 10º economia mundial, e em que um terço da população passa fome, ai percebemos facilmente que a população só poderia ter alegria através do futebol mesmo, porque o resto ta uma boa porcaria, e alias o futebol da seleção também num orgulha tanto ultimamente, enfim o ultimo alento de felicidade dos pobres foi perdido! Ah mais tudo vai ser resolvido pelo esporte! Manda todos os segregados da nossa sociedade pra treinar com os mini Bernardinhos da vida, que são os professores de Educação Física, nessa lógica de garimpeiros e talento.

Mas professor de Educação Física se forma pra ser “bacharel do muque”, num tem nada que “pensar” não é, assim ta bom então, agente vai pro mercado de trabalho fazer iniciação desportiva precoce com as crianças e depois fazer todo mundo ter problema de ligamento no esporte de alto rendimento, ai sim todos estão felizes e certos de que “esporte é saúde”. Alienados e pensando estar fazendo um bem pra nação.

2 comentários:

Unknown disse...

Caraca velho muito bom esse texto!Vou até te mandar um sobre o PAN q acho q tu vai gostar!ABração e continua escrvendo falou!?

Pelo menos vez ou outra eu passo por aqui e dou uma lida!

Té mais!

Diego Rodrigo disse...

Bom texto Marlon!!

E sabe o que é o pior de tudo?
é que daqui a alguns meses tudo se foi e o brasileiro esqueceu das medalhas do Thiago, do choro da jade, mas não vai, e não tem como esquecer da calamidade que nosso país se encontra, isso é preocupante!!