segunda-feira, 16 de julho de 2007

A figura Feminina no Futebol

A mim é muito estranho ver que o futebol tem uma capacidade incrível de ser tão machista se a figura mais importante do futebol mundial é ela e não ele. Claro que estou falando dela a bola, que é o meio material pelo qual se materializam as mais belas jogadas, que fascinam a todos que admiram esse esporte, e nela também residem os sonhos de 10 em 10 garotos do nosso país, que imaginam um dia se tornar grandes jogadores.

Recentemente o caso que mais caracteriza esse machismo no futebol é o caso da árbitra assistente Ana Paula de oliveira, que resolveu posar nua à uma revista masculina. Imediatamente ela se tornou uma grande celebridade, claro que muito mais pela sua performance nas bancas do que nos gramados, mas a pergunta é se os árbitros de futebol não são profissionais eles não têm o direito de assumir o trabalho que desejarem? Ou será que não. Alguns entendem que essa foi uma escolha equivocada de Ana Paula, e que foi também um excesso de ousadia. Dizem que ter uma mulher bandeirando jogo de futebol masculino já é um excesso de ousadia, mas bem que tem muito marmanjo que se diverte bastante e vai sim no estadio pra ver alinda assistente.

Agora provavelmente a bandeirinha terá bastante tempo para se dedicar a sua profissão de modelo, levando se em conta que os mesmo que se permitem paginar a revista protagonizada por ela, dificilmente irão permitir que no extremante machista mundo do futebol continue arbitrando uma “senhorita” com tamanha ousadia.

Agora se ela vai poder fazer todo o sucesso em qualquer programa esportivo que quiser, afinal nos últimos dias só dá ela aparece em todos os programas de televisão que der tempo claro que todos a querem nesses programas não pela sua inteligência e capacidade profissional, esse fato de ter tirado roupa recentemente rendeu pra ela muito prestígio. Claro que teria sido melhor la receber esse prestígio todo pelas suas excelentes atuações nos campos de futebol - que alias ela é uma excelente profissional deve-se dizer. Em um programa de televisão inclusive tiveram desfaçatez de mostrar a todas as fotos da revista em rede nacional. Aha não que eu tenha achado ruim, que alias ate já vi a revista é ótima, agora esses idiotas que não cansam de expor a moça e situação a que ela mesma se colocou são os mesmo que a criticam e dizem que não foi uma decisão “acertada”.

O que irá acontecer ao certo ninguém sabe, mas acho que mesmo quem discorde da decisão da moça de tirar a roupa, vai ter que concordar que ela teve muita coragem para fazer o que fez simplesmente por dinheiro – isso sim é que é profissionalismo hein, afinal tirar a roupa por dinheiro não deve ser nada fácil, e ainda há aquelas feministas que acham que ela teve motivações revolucionárias. Averdade deve ser dita o que motivou-a a tirar a roupa na frente das camêras de J.R. Duran (esse tem um trabalho muito dificil) foi unicamente o dinheiro, mas se ele (o dinheiro) corrompe todo o congresso nacional imagine se não vai convencer essa inocente garata a dispor-se para algumas fotos mais “picantes”.

Nenhum comentário: